quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Liberdade de Cristo


"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão."
(Gálatas 5:1)
Para você, o que é liberdade? Talvez seja ser livre para fazer o que quiser, não é? Ou mesmo, exercer seu livre-arbítrio. Errado! A liberdade com que Cristo nos libertou é diferente da liberdade que o mundo nos oferece. Esta é uma liberdade que o mundo pensa ter, mas que só os aprisiona, oferecendo-lhes tudo o que mais desejam, mas sem lhes dar a paz e a felicidade genuína, que só Cristo tem.
Na segunda carta aos Coríntios, capítulo 3, versículo 17 (2 Co 3:17) está escrito: "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." Como encontraremos liberdade sem Deus? A Palavra é clara e nos ensina que, aonde o Espírito de Deus está, aí temos liberdade. Não é fazendo o que nos satisfaz; não é vivendo de modo dissoluto e irresponsável; não é segundo nossa própria inteligência; não é segundo nossas próprias regras. Cristo morreu para nos libertar do pecado e de uma lista de leis e regulamentos (Lei Mosaica). Mas isso não quer dizer que devamos viver sem ética e sem nenhum princípio. Ao invés disso, Cristo nos trouxe novos princípios, não para nos aprisionar ou para nos limitar, mas para nos mostrar um caminho mais excelente. Quando fazemos o que queremos é inevitável sermos atraídos e engodados pelo vontade de satisfazer nossas concupiscências e isso nos leva a um caminho de volta: a escravidão do pecado.
"E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus..."
(Hebreus 10:11-12)
Quando o nosso sumo-sacerdote se ofereceu por nós em sacrifício fomos completamente libertos do pecado, mas não da natureza pecaminosa. É por isso que Paulo nos chama para viver a liberdade com que Cristo nos libertou, não tornando a viver debaixo da servidão do pecado. 
Em 2 Pedro 2:20, lemos: "Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro."
Assim como Paulo estava preocupado que os gálatas se corrompessem e tornasse a viver debaixo da Lei e não debaixo da Graça, o apóstolo Pedro também expressa a sua preocupação, mostrando a conseguência daquele que conhece o Senhor Jesus e o abandona para novamente viver a "libertinagem" que o mundo oferece. Ele diz ainda que melhor seria não terem conhecido o caminho da justiça, do que conhecendo-o, preferirem se desviar do santo mandamento que o Senhor nos deixou (2 Pe 2.21).
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:15). As coisas maravilhosas que Deus reservou para nós não estão no mundo. Se vivermos de forma mundana, infelizmente o amor de Deus não estará em nós. Parece injusto não é? Afinal, Deus não é amor? Ele não nos ama? Claro! Ele ama a todos, sem exceção, sem acepção de pessoa, porém não podemos nos esquecer da Lai da Semeadura: aquilo que plantarmos, certamente colheremos. Todas as escolhas que você faz são como sementes que plantamos e que trarão consequências futuramente, nem sempre boas. Aí, começamos a atribuir as nossas provações a Deus, quando na verdade estamos colhendo os frutos da nossa obstinação em viver para o mundo e não para Deus.
Salmo 119:45 diz: "E andarei em liberdade, pois busco os Teus preceitos...". João também fala da liberdade trazida pela Palavra de Deus em João 8:32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". Que através desta palavra possamos entender que só há liberdade em Cristo e no seu Evangelho. Não estamos falando de religião aqui. Estamos falando de uma vivência real da Graça de Deus, na qual podemos adora-Lo e servi-Lo livremente. Nada de sacrifícios, rituais, sacerdotes, templos e tudo o que intermediava o nosso relacionamento com o Pai outrora. É esta a liberdade com que Cristo nos libertou: temos livre acesso para nos relacionar com Ele, sem ritualismo, sem intermediação, sem hora e local determinados, sem a necessidade de templos.
Precisamos nos lembrar do convite de Paulo: estar firme na liberdade de Cristo. É difícil, pois tudo o que há no mundo é atraente para nós e mais ainda, viver da forma que desejamos parece muito melhor do que viver segundo os princípios de Deus. Mas quando fazemos isso estamos afirmando que sabemos o que é melhor para nós, mais do que Deus sabe. E isso nos faz cair no mesmo pecado de Lúcifer: queremos tomar o lugar de Deus. Talvez seja muito "pesado" dizer que queremos ser iguais a Deus quando tomamos esta postura, mas infelizmente, é a verdade. 
"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne." (Gálatas 5:16). Paulo nos afirma com tanta propriedade porque vivia cada uma destas palavras que ele escreveu. Ele entendeu que só no Espírito havia essa liberdade do Cristo e somente andando no Espírito (não com, ou pelo, mas no Espírito), ele permaneceria firme e não tornaria a viver debaixo da escravidão do pecado, não cumprindo assim a concupiscência da carne. Deixo então esse encorajamento para vocês: que permaneçam firmes à Rocha, que é Cristo!

Lê.

2 comentários:

  1. Maravilhoso, Leilinha! Excelente palavra, irmãzinha, vinda do Céu, é claro! Tá tudo combinando e bem "amarradinho" rssss. Me alegro em Deus pela sua vida, querida, tava com muita saudade de visitar aqui seu cantinho e, com certeza, ser abençoada com seus textos, parabéns mais uma vez, te amo no amor do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades, Ju!!! Tbm amo mto a sua vidaaaa!!! O seu tbm está lindooo!

      Excluir