segunda-feira, 20 de junho de 2011

Quem está no controle?





Difícil dizer qual passagem bíblica é a mais famosa, mas uma das mais conhecidas, sem dúvidas, é a de Pedro e Jesus andando sobre as águas.

"E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és Tu, manda-me ir ter conTigo por cima das águas.
E Ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E quando subiram para o barco, acalmou o vento."
(Mateus 14.28-32)

Essa passagem aconteceu comigo de certa forma, porém, numa situação mais simples. Como contei no post anterior, na sexta passada fui à Feira de Santana, para o estágio de uma das minhas pós-graduações, no Hospital da Mulher. Estava tudo planejado. Fiquei numa pousada perto do hospital e resolvi o seguinte: o hotel e gastos maiores com alimentação colocaria no cartão, todo o restante como passagens, táxi, lanche, etc, eu pagaria em dinheiro. Após uma sexta e sábado cuidando de barrigudinhas e choronas, fiquei aliviada e fui para a pousada descansar (com uma baita rinite). Pela manhã me encontraria com meu corte que viria de Conceição do Coité para juntos seguirmos para Salvador. Até aí beleza! Estava tudo no controle, mas será que estava no controle de Deus ou no meu? rsrs.

Acordei cedinho, arrumei minhas coisas, liguei para o meu povo de Salvador para tranquilizá-los de que logo chegaria. Peguei minha bagagem, fui à recepção e mandei fechar a conta, no cartão. Uma, duas vezes...e não passou. Incrivelmente, pois eu não tinha usado muito o cartão este mês e o limite não era muito baixo. Paguei então à vista. Porém, não me lembrei de conferir se poderia pagar à vista (pois eu iria de táxi para a rodoviária e ainda tinha a passagem). Depois de pagar eu comecei a temer (e tremer): "Ai meu Deus! - eu pensei - faz o milagre da multiplicação, porque eu não sei o que será de mim agora." Então, como não tinha outra alternativa, mandei chamar o táxi e temerosa, fiquei aguardando. De repente ouvi o motor de um fusca e lembrei que uma das minhas colegas foi com o esposo e o filho e estavam de carro. Lá vai eu toda alegre pensando: "Ai Senhor! Tu és fiel! Eu vou pegar essa carona!!". Rsrs. Eu não quis ser interesseira, mas a carona seria ótima, né? Só que não rolou. Quando fui me despedir deles, percebi que eles não tinha intenção nenhuma de me levar pra rodoviária, pelo contrário, eles ainda iam fazer um city tour com o filhão para aproveitar o domingão. Ah, por favor, me permitam ser melodramática!! Eu fiquei desesperada por dentro!!!!! "Aaaaaiiiiiii e agora???" Só pude colocar a minha fé em ação e acreditar que tudo ia dar certo (embora não parecesse).

O táxi chegou e meus olhos não saíam do taxímetro. "Hoje é bandeira dois" - eu pensei, choramingando. Enquanto tentava apreciar o trajeto, meu nariz não me dava trégua e o "funga-funga" chamou a atenção do motorista. "Quer que desligue o ar?"- ele perguntou, gentil. "Não, não precisa" - respondi suavemente. Eu temia que as gotas de suor começassem a cair, denunciando meu nervosismo, embora estivesse fazendo frio. Eu só pedia a Deus: "Não deixa passar de 15 reais, por favor!!!!!". Eu coloquei como parâmetro a passagem de ida para Feira que custou 16 reais. O táxi na ida custou 16 reais. Porém, o número 2 no taxímetro me hipnotizava de tal forma que eu não conseguia parar de olhar. "Se na vinda paguei 16, hoje então vou pagar mais caro! Tô frita!!" Até pensei na possibilidade do meu corte completar ou pagar a passagem, mas, sei lá. Vai que ele não tivesse tanto dinheiro assim também!? Então, resolvi me acalmar e entregar o controle a Deus, pois não havia mais nada que eu pudesse fazer.

R$ 15,50. Vcs acreditam? A corrida deu R$ 15,50, meu povo! Eu quase chorando, agradeci ao taxista e fui comprar a passagem, pedindo que aparecesse alguma nota milagrosamente esquecida no meu bolso. Mas aí lembrei de uma palavra - Salmos 118.8 (vão ter que abrir a Bíblia para saber o que diz!). Entrei na rodoviária e procurei o guichê da empresa S. Mateus para comprar a passagem e tentar pegar o ônibus que o meu corte vinha. A conversa com a senhora do guichê:

Eu: Bom dia, eu quero uma passagem para o ônibus que vem de Nordestina.
Senhora: Ah! Um que passa às 11 horas, que vem de Nordestina?
Eu: Isso! Esse mesmo!
Senhora: Não vende aqui não.
Eu: Como assim?
Senhora: Ah, não sei dizer.
Depois de explicar que eu queria pegar esse ônibus porque havia alguém me aguardando nele, perguntei:
Eu: Então, como faço para pegar esse ônibus?
Senhora: Não sei. Não sei de nada.
Eu: Tá. Tudo bem. Muito Obrigada de todo jeito.
(A Senhora voltou a lixar as unhas por detrás do vidro, sem mais uma palavra...)

Naquele momento, se eu tivesse ficado com raiva, e fosse um vulcão, eu entraria em erupção instantaneamente! As minhas cinzas com toda a certeza chegariam na Mongólia. Eu apenas respirei fundo e saí andando apressada, rindo e falando comigo mesma.

Ao chegar na catraca de embarque eu precisava da taxa, mas não podia comprar a passagem, porque a mulher do guichê não sabia de nada. A moça da catraca me aconselhou a procurar alguém que vendesse somente a taxa, e então ela me deixaria passar para. Depois de encontrar uma alma caridosa que me vendeu somente a taxa (R$ 1,00 - Eu só tinha mais 15 reais!), desci e fiquei esperando o ônibus. Depois de 20 minutos, subi e encontrei meu amado. Justamente quando o cobrador vinha me cobrar a passagem, não é que meu corte resolveu ir ao banheiro? Mesmo sem saber se ele tinha ou não esperava que tivesse 1 real para inteirar a passagem. A aproximação do homem com aquele bloquinho me deu frio na barriga e eu só pude me dar por vencida e meter a mão na bolsa para pegar a carteira. Sabe quanto custou? Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs. R$ 14,90. Eu guardei (não propositalmente), para comprovar - data: 19/06/2011 (ontem) e valor R$ 14,90. 14,90!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



 
Respirei aliviada, mas aí veio aquele versículo: "Homem de pouca fé, por que duvidaste?". E eu percebi ser mais uma prova da fidelidade de Deus, do cuidado dEle para comigo! Sim, nosso Deus é fiel. "Louvai ao Senhor porque Ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre!" (Sl 107.1).
Eu me senti como Pedro (de quem eu tenho o mesmo temperamento sanguíneo), duvidosa, com medo de ser envergonhada, vacilante na minha fé, mas o Senhor, como sempre, me prova que Ele está no controle e não eu. Não me envergonho de testemunhar as minhas fraquezas, porque quando estou fraca então sou forte (2 Coríntios 12.10). O Senhor que está no controle da situação! Estou sendo aperfeiçoada pelo poder de Deus na minha fraqueza. Isto que a Palavra diz e não que o poder de Deus opera em nós quando somos perfeitos. Se tomarmos o controle da situação, então não estamos dando a soberania, a honra, a glória e o poder! Eu aprendi isto neste fim-de-semana! E vcs? Compartilhem comigo!!!

Abraços. Shalom.

2 comentários:

  1. Amada eu não poderia comentar nada além da verdade: vc é uma mulher de fé e o Senhor tem honrado a confiança que tu depositas n'Ele. Continua nessa tua força e segue vencendo de fé em fé e de glória em glória. Não se envergonhe quando sentir medo, só não o deixe tomar conta do seu ser. Que o Senhor continue te abençoando. Tem sido um prazer para mim te acompanhar através deste canal. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amém minha querida!! Não tenho ido muito ao seu pela correria, mas esta semana prometo passar por lá!!! Abraço grande!!! Shalom!

    ResponderExcluir